Em avaliações médicas, principalmente cardiológica, busca-se gerir riscos, explico: risco de desenvolver doenças cardiovasculares graves que impactem em qualidade de vida, na capacidade física e funcional; nesse contexto, evitar Infarto do Coração, Acidente Vascular Cerebral (AVC) e morte devem fazer parte do planejamento de cuidados.
Somar dados auxilia nesse raciocínio; aqui, além das informações que todos os pacientes fornecem, da análise dos sinais vitais e exame físico, é importante complementar a avaliação por meio de exames.
Quais são os exames complementares?
Exames de sangue para avaliação do colesterol, triglicerídeos, glicose, ácido úrico, de anemia, doenças do rim, do fígado e da tireoide, por exemplo. E os exames de coração. Comparar o coração a uma “casa” pode te ajudar a entender cada exame, claro que de modo muito simplificado.
Para o bom funcionamento de uma casa é necessário que exista harmonia da parte Elétrica, Hidráulica e Estrutural. E no coração? Ou melhor, no sistema cardiovascular?
Existem exames para avaliar a parte elétrica: Eletrocardiograma e Holter de 24h são os mais conhecidos.
Existem exames para avaliar a parte das artérias: De modo direto – tomografia de coronária e cateterismo. De modo indireto – teste ergométrico, cintilografia do coração, ecocardiograma com estresse e ressonância de coração.
Existem exames para avaliar a parte estrutural: Ressonância de coração avalia, mas o mais conhecido é o ecocardiograma.
Falando do ecocardiograma:
O exame é indolor e não necessita de preparação para realizá-lo. Com o paciente deitado e virado para o lado esquerdo, o médico aplica um gel na região do tórax para passagem das ondas de ultrassom, com um transdutor que gera imagens em 2D e até em 3D.
Permite avaliar tamanho do órgão, espessura e funcionamento de suas paredes, avaliar as valvas do coração e os fluxos de sangue através das valvas e no coração. Este exame auxilia em diagnósticos de insuficiência cardíaca, doenças do músculo do coração e alterações do funcionamento das valvas.
É comum a pergunta: Doutor, consegue ver meu stent? Não, o ecocardiograma não avalia obstruções e stents nas artérias coronárias. Avalia a parte estrutural do órgão.
É importante ressaltar que o ecocardiograma é um exame complementar e não substitui a consulta médica. É fundamental que seu cardiologista analise o resultado. Somente um profissional capacitado poderá interpretar os resultados e indicar o tratamento ou medicação, caso seja necessário.
Em suma, o ecocardiograma é uma ferramenta indispensável na avaliação da saúde. Seja em prevenção ou diagnóstico de doenças, esse exame proporciona informações valiosas. Portanto, não deixe de realizar o ecocardiograma regularmente e cuide sempre da sua saúde cardiovascular. Seu coração agradece!