O Passo a Passo para uma Vida Saudável: A Importância do Acompanhamento com o Cardiologista

O Passo a Passo para uma Vida Saudável A Importância do Acompanhamento com o Cardiologista

Manter um coração saudável é fundamental para uma vida plena, cheia de vitalidade e bem-estar. Para isso, contar com alguém que saiba promover saúde, orientar medidas de prevenção, diagnosticar e tratar doenças é essencial, e essas ações o médico cardiologista faz. Aqui, vamos descrever um passo a passo que leva segurança e informação sobre a importância de ter um acompanhamento contínuo com o cardiologista, o foco estará em qualidade de vida.

A escolha do médico:

Tenha um médico para chamar de seu! Sabemos o quanto é difícil encontrar um profissional capacitado e que atenda às suas necessidades. De um modo geral, a indicação de outros pacientes, avaliações descritas na própria internet e pesquisa sobre a formação e experiência profissional ajudam. Em medicina, ter realizado residência médica pode ser um dos diferenciais.

Antes da consulta:

Programe-se! Anote os sintomas, suas preocupações e perguntas que gostaria de fazer. Registre o nome dos remédios em uso e suas doses, caso já tenha exames anteriores, leve-os e, se sentir mais a vontade, convide alguém de sua confiança para esse momento, a informação recebida por mais de uma pessoa gera segurança.

Durante a consulta:

Fique à vontade para fornecer informações detalhadas sobre seus hábitos de vida (qualidade do sono, alimentação, atividade física, situações de estresse, por exemplo).

É um bom momento para trazer a memória da família, lembrar da história de saúde dos familiares, principalmente dos parentes de primeiro grau (pai, mãe, irmãos e filhos), pois algumas doenças podem passar por gerações.

Não se esqueça de contar a sua história! De onde você veio, o que faz, quais os hobbies, acontecimentos mais importantes, (internações, cirurgias, por exemplo) e claro, o motivo de estar ali.

Após a consulta:

Continue… promoção da saúde, prevenção de doenças, gestão de fatores de risco, diagnóstico precoce, tratamento especializado e acompanhamento das condições crônicas também dependem de você. Durante a consulta você recebeu algumas orientações, aproveite! E se houver necessidade de fazer exames complementares, agende-os!

Continuidade do cuidado:

Planejar a saúde é investir em você! Em geral, para indivíduos saudáveis recomenda-se uma consulta anual. Se você tiver fatores de risco ou doenças como pressão alta, colesterol alto, diabetes, sobrepeso ou obesidade, arritmias, infarto, insuficiência cardíaca, etc, seu cardiologista pode indicar consultas mais frequentes.

Ter disciplina nesse planejamento influencia aqueles ao seu redor, incentivando-os a cuidar de sua própria saúde também. Ajude a promover saúde!

Médico Responsável: Dr. Murilo Felipe Vilela | CRM DF 17106 | RQE 13524

Atrium Cardiologia Avançada LTDA | CNPJ 25.099.765/0001-51